SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF. - Simulado Concurso
Concurso Professor
Conhecimentos Pedagógicos
Simulado com Gabarito
SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF

SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF

SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF
SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF
SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF
SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF
SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF
SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF
SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF
SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF
SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF
SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF
SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF
SIMULADO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PDF
SIMULADO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
SIMULADO 01
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Projeto AGORA É MINHA VEZ /ospedagogicos /ospedagogicos Os Pedagógicos É com enorme prazer que damos o primeiro passo para a formação “Agora é minha vez”! O primeiro de muitos simulados que serão lançados. Nosso objetivo é te acompanhar até a sua aprovação... então aproveite e acompanhe nossas redes sociais e a lista de transmissão (61) 98284-8773. Um forte abraço e utilize sem moderação! Prof. Carlinhos Costa e William Dornela QUESTÃO 01 Construir uma avaliação capaz de dialogar com a complexidade do real, com a multiplicidade de conhecimentos, com as particularidades dos sujeitos, com a dinâmica individual/coletivo, com a diversidade de lógicas, dentro de um processo costurado pelos múltiplos papéis, valores e vozes sociais, perpassado pelo confronto de interesses individuais e coletivos, não é tarefa simples. A avaliação só tem sentido se for acompanhada por uma mudança de atitudes, por uma concepção diferente do que seja, por parte do professor e dos alunos, a avaliação. Isto é, qual a sua função, o que é que se lhe deve pedir como devemos atuar, em suma, quais são os seus reais objetivos. A partir destas reflexões, destaque alguns cuidados que o professor deve ter ao avaliar os alunos: I. Articular o instrumento com os conteúdos planejados, ensinados e aprendidos; II. Cobrir uma amostra significativa dos conteúdos ensinados e aprendidos; III. Usar linguagem clara e compreensível; IV. Construir instrumentos que auxiliem a aprendizagem dos educandos. Assinale a única sequência correta: A Apenas os itens II e IV estão corretos. B Apenas os itens I, II, III e IV estão corretas. C Apenas os itens I e IV estão corretos. D Apenas os itens II, III e IV estão corretos. QUESTÃO 02 Uma Teoria Pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia: Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê-lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela: A problematização dos pressupostos filosóficos e sócio-políticos do fazer pedagógico. B instrumentalização eficaz no ensinar e no aprender. SIMULADO 01 – PROJETO Agora é minha vez! Prof. Carlinhos Costa e William Dornela ESTUDE COM OS MELHORES PROFSSORES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO BRASIL Projeto Professor Efetivo: Agora é Minha Vez 1 2 SIMULADO 01 – PROJETO Agora é minha vez! Prof. Carlinhos Costa e William Dornela C rejeição aos métodos didáticos para alunos e professores. D aceitação de diferentes propostas sobre o significado do ensinar e do aprender. QUESTÃO 03 A escola vem presenciando situações de violência que estão tomando proporções assustadoras em nossa sociedade. Percebe-se que a violência escolar nas últimas décadas adquiriu crescente dimensão em todas as sociedades. Uma forma de violência que ganha destaque, por meio das pesquisas acadêmicas é o bullying. Entende-se por Bullying: I Atitude agressiva, diante da qual, devemos acalmar uma criança, dizendo “deixa pra lá”, porque é uma besteira ficar chorando por causa de brincadeira sem graça. II Palavra de origem inglesa, que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. III Uma palavra de origem francesa e significa uma pessoa que já foi bulinada por alguém. IV É um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento. É correto apenas o que se afirma em: A I e II. B II e III. C II e IV. D III e IV. QUESTÃO 04 Segundo Cagliari (2009), com frequência, as crianças chegam às escolas como falantes nativos da língua e já dispõem de um vocabulário orientado por regras gramaticais. Não são raras as falas produzidas por elas como “eu fazi” ou “nóis vai”, o que quer dizer que: A os falantes estabelecem livremente a ordem e a forma das palavras. B as crianças que assim falam são menos dotadas para a linguagem. C as crianças utilizam o dialeto que têm acesso e tendem a generalizar regras. D as crianças falam como são ensinadas e orientadas pelos adultos e nos primeiros anos de escolaridade ainda não são capazes de pensar sobre a Língua e apenas repetem o que escutam diariamente. QUESTÃO 05 Um dispositivo pedagógico muito comentado nos últimos anos nas instituições de Educação Fundamental é a roda de conversa. A roda de conversa deve ser organizada de modo que os sujeitos, membros do agrupamento, se manifestem e dialoguem. Quando o professor é um elemento do grupo e não o centro da atividade ou a voz que predomina, a roda de conversa ESTUDE COM OS MELHORES PROFSSORES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO BRASIL Projeto Professor Efetivo: Agora é Minha Vez torna-se um ambiente de caráter dialógico. É o lugar em que a pluralidade ganha corpo, a pluralidade de vozes – polifonia – e a pluralidade de significados – polissemia. Então, como ambiente de polifonia e de polissemia, os sujeitos se encontram, estabelecem conexões, confrontos, nomeações dos sentimentos, reflexões, escutas, tensões, trocas, convites, acordos, negociações, dúvidas, por quês, argumentações etc. Fundamentando-nos em estudos realizados por Saussure, é verdadeiro afirmar que: A a língua é um todo por si e um princípio de classificação. Constitui algo adquirido e convencional, e é um produto social da faculdade de linguagem e um conjunto de convenções necessárias adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos. B a língua é a faculdade natural humana de articular palavras e pertence ao domínio individual, por isso torna-se muito complicada e difícil a sua aquisição. C a linguagem tem um caráter individual e por isso as perturbações do processo de aquisição da escrita encontram-se encadeadas com a aquisição da linguagem oral. D o signo linguístico não é arbitrário e tem sua definição e SIMULADO 01 – PROJETO Agora é minha vez! Prof. Carlinhos Costa e William Dornela ESTUDE COM OS MELHORES PROFSSORES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO BRASIL Projeto Professor Efetivo: Agora é Minha Vez significação ligada ao significante, portanto pode- se afirmar que o signo linguístico une uma coisa a uma palavra. QUESTÃO 06 Em uma Escola de Ensino Fundamental, a professora de crianças de seis anos iniciará suas atividades para trabalhar o conceito de representações, importante para a alfabetização geográfica e desenvolvimento do pensamento histórico da criança da educação dos anos iniciais. Considerando as situações que contribuem para a construção dos conceitos em focos, analise as atividades apresentadas a seguir e marque aquelas que devem ser trabalhadas pela professora: I. Os alunos devem trazer de casa suas fotos em idades diferentes, ordená-las cronologicamente e explicar as diferenças e semelhanças entre as imagens. II. A professora apresenta quatro fotos de uma casa em tamanhos diferentes e pede para que os alunos as recortem e as ordenem da maior para a menor. III. Os alunos observam pinturas famosas que retratam pessoas para reproduzi-las e destacar as que mais se aproximam das originais. IV. A professora solicita que as crianças preencham com cores específicas as figuras geométricas previamente desenhadas por ela. Assinale a única alternativa que apresenta os itens corretos: A I e II. B I e III. C II e III. D II e IV. 3 4 SIMULADO 01 – PROJETO Agora é minha vez! Prof. Carlinhos Costa e William Dornela QUESTÃO 07 A Lei no 11.114 de 16 de maio de 2005, amplia de oito para nove anos o Ensino Fundamental nas Escolas Brasileiras e altera os artigos 6o, 32o e 87o da Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Essas alterações visam: I. A melhoria da qualidade do Ensino Fundamental nas nossas escolas. II. A antecipação e ampliação da escolaridade obrigatória como garantia de permanência das crianças de 06 a 14 anos na escola. III. Organização da Educação Infantil nas escolas e centros especializados. IV. Garantir a legitimidade e a efetividade da política educacional, das condições para o redimensionamento da Educação Básica. Está correto o que se afirma em: A I, II, III e IV. B I, II, IV. C I, III, IV. D II, III, IV. QUESTÃO 08 Ser professor significa desenvolver atividades pedagógicas e projetos político-pedagógicos, questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional. Na proposta de formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve: A vivenciar a atividade de pesquisa em disciplinas teóricas. B modificar regularmente seus pressupostos teóricos. C organizar a sua ação a partir da articulação prática-teoria-prática. D trabalhar a teoria como um suporte complementar cuja finalidade é a prática. QUESTÃO 09 A prática educativa acontece nas mais variadas esferas da vida social e, de forma especial, na escola. Sobre a prática educativa escolar, pode-se afirmar que: I. A educação escolar constitui um sistema de instrução e ensino com propósitos intencionais, práticas sistematizadas e alto grau de organização. II. A educação escolar destaca-se entre as demais formas de educação intencional, pois visa a preparar o indivíduo para o mundo social, do trabalho, da cultura e da ciência. III. A educação escolar detém o monopólio do saber o que lhe confere o Status da fonte legítima de informação. IV. A educação informal acontece só no espaço escolar. A apenas a I está correta. B apenas a I e II estão corretas. C apenas I e III estão corretas. D apenas II e IV estão corretas. ESTUDE COM OS MELHORES PROFSSORES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO BRASIL Projeto Professor Efetivo: Agora é Minha Vez QUESTÃO 10 Para atender às diferenças de aprendizagens, de interesse e de rítmo de uma classe de alunos de 8 a 10 anos, a professora de Matemática tem trabalhado com duplas e trios. Essa professora vem realizando diagnóstico do desenvolvimento desses estudantes em relação à construção dos conceitos fundamentais da Matemática e estabeleceu, como meta, que todos os alunos pudessem aprender tais conceitos. Para tanto, a professora planejou atividades como: I. resolução de situações problema para aplicação dos conceitos que serão estudados. II. exercício para levantamento do conhecimento prévio dos alunos em relação aos conceitos a serem estudados. III. provas com pormenores dos conteúdos que são pré- requisitos para os estudos posteriores. IV. série do mesmo tipo de exercício para que os alunos possam reter os conceitos fundamentais. Contribuíram para o alcance da meta proposta: A I e II, apenas. B I e IV, apenas. C II e III, apenas. D II e IV, apenas. SIMULADO 01 – PROJETO Agora é minha vez! Prof. Carlinhos Costa e William Dornela ESTUDE COM OS MELHORES PROFSSORES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO BRASIL Projeto Professor Efetivo: Agora é Minha Vez QUESTÃO 11 A existência de regras educacionais básicas, que regulam a fala em sala de aula, exige que os participantes as conheçam e se ajustem a elas. Quando isso não ocorre, acontecem mal- entendidos, falha na comunicação e algo similar acontece com a aprendizagem. Nesse sentido pode-se afirmar que: A A afirmação e legitimação dessas regras dependem da postura autoritária do professor. B Os alunos, ao definirem essas regras, estarão construindo autonomia e por isso não cabe ao professor intervir na construção das mesmas. C Fala um de cada vez, há momentos de trocar ideias com o colega ao lado e há momentos de ficar atendo, ouvindo o que o professor ou colega falam para toda a turma. Regras como essas podem impedir que os alunos se sintam livres e motivados para participarem ativamente da aula. D A forma como a integração é organizada em sala de aula, com base em algumas normas tácitas, que distribuem deveres e direitos, facilita a socialização do conhecimento na medida em que a negociação dos significados entre os atores desencadeia processos de aprendizagem significativa. QUESTÃO 12 Leia com atenção. As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica define: I. atendimento escolar desses alunos terá início no Ensino Fundamental. II. São considerados educandos com necessidades especiais aqueles que durante o processo educacional, apresentem entre outras características: dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, altas 5 6 SIMULADO 01 – PROJETO Agora é minha vez! Prof. Carlinhos Costa e William Dornela habilidades superdotação, grande facilidade de aprendizagem. III. atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais deve ser realizado em classes comuns do ensino regular, em qualquer etapa ou modalidade da Educação Básica. IV. As escolas podem criar classes especiais para atendimento, em caráter transitório, a alunos que apresentem dificuldades acentuadas dos demais alunos. Assinale a alternativa correta: A Apenas o item I está correto. B Apenas os itens II, III e IV estão corretos. C Apenas os itens I e III, estão incorretos. D Apenas o item IV está correto. QUESTÃO 13 Na aula de Ciências, em uma escola de Ensino Fundamental, ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, a professora é interpelada por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela Internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro. Diante da situação, a professora, que sempre tivera posturas que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve: A incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula. B desqualificar a Internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis. C acatar a informação do aluno como verdadeira, indicando à turma que esse conhecimento será objeto de avaliação. D recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base. QUESTÃO 14 A história da Didática de acordo com José Carlos Libâneo está relacionada ao surgimento do ensino, no percurso do desenvolvimento da sociedade, da produção e das ciências, enquanto uma atividade essencialmente planejada e intencional debruçada à instrução. Sabemos através da História que desde os primórdios das civilizações mais remontas, puderam ser constatados fortes indícios de formas básicas de instrução e aprendizagem. Dessa forma, assinale a resposta certa quanto ao período histórico em que se pôde falar sobre didática como teoria do ensino. Marque a alternativa correta: A No período da Antiguidade Clássica (com os gregos e os romanos). B No período Medieval com o surgimento das escolas, mosteiros, igrejas e universidades. C No período Renascentista. D No período Moderno. E No período Contemporâneo ESTUDE COM OS MELHORES PROFSSORES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO BRASIL Projeto Professor Efetivo: Agora é Minha Vez QUESTÃO 15 Qual dos teóricos abaixo formulou a teoria Didática que tem como objetivo averiguar as relações intrínsecas entre ensino e aprendizagem. Marque a alternativa correta: A Ela foi criada pelo filósofo Platão (428 a.C.- 347 a.C. ) como a arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente para a formação ética e política dos educandos e da vida social na Cidade-Estado; B Ela foi criada por Cícero (106 a.C. – 43 a.C.) como “a arte de ensinar tudo a todos”. E que compreendia que a educação integral do orador requeria cultura geral, formação jurídica, aprendizado e argumentação filosófica, bem como o desenvolvimento de habilidades literárias e teatrais, igualmente importante para o exercício da persuasão. Para atingir essas pretensões, seu objetivo era criar um método universal que possibilitasse orientar o trabalho docente; C Ela foi criada pelo padre Escolástico Santo Agostinho (354- d. C.-430 d.C.) como arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente, originando a Ratio Studiorum, que é o método de ensino que ajuda as pessoas a descobrirem por si mesmas o SIMULADO 01 – PROJETO Agora é minha vez! Prof. Carlinhos Costa e William Dornela ESTUDE COM OS MELHORES PROFSSORES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO BRASIL Projeto Professor Efetivo: Agora é Minha Vez processo criativo de aprender a ser, a fazer, a conhecer, a conviver, a relacionar-se, a transformar-se e atualizar-se nos diversos meios e circunstâncias. D Ela foi criada pelo monge luterano Jean Amos Comenius (1592-1670) como arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente, através da universalização do ensino e da criação dos princípios e regras do ensino. E Ela foi criada pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778) como arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método de ensino fundamentado nas necessidades e interesses das crianças e, dessa forma, orientar o trabalho docente. QUESTÃO 16 Nas últimas décadas, segundo José Carlos Libâneo, no Brasil, tem se efetivado diversos estudos sobre a história da Didática, suas relações com as tendências pedagógicas e, também, à investigação sobre o seu campo de conhecimentos. As tendências pedagógicas são classificadas pelos teóricos a partir de dois grupos: as de caráter liberal – Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo; as de caráter Progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico- Social dos Conteúdos. A DIDÁTICA é apresentada de forma diferenciada por esses dois grupos. Analise o enunciado de cada abordagem com suas próprias características e assinale V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmações abaixo: (___)_Na Pedagogia Tradicional a DIDÁTICA é considerada uma disciplina normativa, que apresenta um conjunto de princípios e regras que legitimam o ensino. O ato de ensinar nessa perspectiva pedagógica é centrado no aluno, que apreende de forma autônoma e reflexiva os conhecimentos e, assim, interpreta a matéria 7 8 SIMULADO 01 – PROJETO Agora é minha vez! Prof. Carlinhos Costa e William Dornela estudada. O meio principal de repasse dos conhecimentos pelo professor é a exposição oral. (___)_Na Pedagogia Renovada que é fundamentada no movimento da Pedagogia ativa, surge a Escola Nova. A Didática da Escola Nova ou Didática ativa é concebida como a “direção da aprendizagem”. A atividade de ensinar está focada no aluno que é visto como sujeito ativo e investigador. O papel do professor é incentivar, orientar, organizar as situações de aprendizagem dos alunos, adequando-as às características de cada um por ser considerado como ativo e investigador. Os métodos e técnicas de trabalho em grupo, estudo individual, pesquisas, projetos etc., são mais importantes que o Ensino, dessa forma, é muito mais valorizado o processo de aprendizagem. (___)_A Pedagogia Liberadora tem uma proposta didática explicita e sistematizada em teorias por se contrapor as pedagogias classificadas como Liberais, por compreender que no interior dessas últimas, a didática apresentada por seus representantes tem um víeis tecnicista, instrumental e prescritivo. Nessa abordagem pedagógica a disciplina Didática não é considerada importante na formação do professor. É considera uma DIDÁTICA implícita que consiste em uma busca em desenvolver o processo educativo enquanto uma tarefa que ocorre no interior dos grupos sociais e, dessa forma, o professor é visto como coordenador das atividades que se organizam constantemente pela ação participativa dele e dos alunos. O ensino é centrado na discussão de temais sociais, ou seja, é um ensino que tem como foco a realidade social, no qual tanto o professor quanto o aluno analisam conjuntamente, os problemas e as realidades do meio socioeconômico e cultural da comunidade em que estão inseridos através dos seus recursos e necessidades, com ao objetivo fomentar a ação coletiva frente a esses problemas e realidades. (___)_A Pedagogia Crítico-Social dos conteúdos tem como objetivo fazer uma síntese de superação entre as propostas didáticas da Pedagogia Tradicional e da Escola Nova. Nessa abordagem a Didática assume um papel relevante, e o seu objeto de estudo consiste no processo de ensino no qual se estabelece relações e ligações com a aprendizagem. As ações de ensinar e aprender forma uma unidade considerando as especificidades de cada uma. A Didática, nessa perspectiva, tem como meta a direção o processo de ensinar a partir de finalidades sociopolíticas e pedagógicas como também as condições e os meios de formação dos alunos, contudo, é relevante ressaltar, que essa postura didática possibilita a autoatividade do aluno, ou seja, a aprendizagem. Não defende a ideia de que é suficiente escolher como conteúdo escolar tão somente ligado a problemática social cotidiana, porque defende a ideia de que é somente através do domínio dos conhecimentos, habilidades e capacidades mentais é que os alunos têm condições de organizar, interpretar e reelaborar as suas experiências vividas a favor dos interesses de classes. Marque a alternativa que contém a sequência correta: A F, V, V, V B F, V, V, F C F, V, F, V D V, V, F, F E V, V, V, V ESTUDE COM OS MELHORES PROFSSORES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO BRASIL Projeto Professor Efetivo: Agora é Minha Vez QUESTÃO 17 José Carlos Libâneo afirma que “[...] Entendo como fundamental dizer que a didática é uma disciplina ‘pedagógica’. Pedagogia, na minha concepção, é a teorização sobre finalidades e formas de intervenção na prática educativa num determinado contexto sócio-histórico. Algo é ‘pedagógico’ à medida que carrega uma intencionalidade, isto é, quando traduz uma ação intencional orientada para objetivos explícitos. Assinale V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmações feitas abaixo onde, de acordo com o trecho acima, o sentido do termo ‘pedagógico’ atribuído à didática na visão do autor significa que: (___)_Mesmo que a Didática esteja situada no conjunto dos conhecimentos pedagógicos, não se encontra subordinada as finalidades educacionais de cada momento histórico da história humana na sua perspectiva social e política. (___)_A Didática se encontra dissociada de qualquer intencionalidade, porque diz respeito tão somente, a condução técnica do ensino. (___)_A Didática assegura o fazer pedagógico alicerçado em finalidades tão somente na sua dimensão político-social. (___)_A Didática é uma disciplina pedagogicamente orientada SIMULADO 01 – PROJETO Agora é minha vez! Prof. Carlinhos Costa e William Dornela ESTUDE COM OS MELHORES PROFSSORES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO BRASIL Projeto Professor Efetivo: Agora é Minha Vez justamente porque o processo de ensino implica uma comunicação intencional entre professor e alunos voltada para fins sociais e para ações definidas destinadas à aprendizagem. (___)_A Didática é uma disciplina da Pedagogia orientada para as finalidades educativas e comprometida com as questões concretas da docência, com as expectativas e os interesses dos alunos. Marque a alternativa que contém a sequência correta: A V, V, V, F, V B F, V, F, F, F C V, V, V, F, F D F, F, F, V, V E V, F, V, F, V QUESTÃO 18 Em relação à Didática, é correto afirmar que: A não tem como proposta oferecer contribuições significativas para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais. B a sua competência está deslocada da reflexão acerca dos objetivos sócio-políticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino. C compete a laboração de uma ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados. D sua finalidade consiste em não converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos. E sua finalidade consiste em oferecer uma técnica de aprender a melhor ensinar, auxiliando o 9 10 SIMULADO 01 – PROJETO Agora é minha vez! Prof. Carlinhos Costa e William Dornela professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano. QUESTÃO 19 A didática por ser uma das disciplinas da Pedagogia estuda o processo do ensino. O ensino é uma atividade que tem a sua complexidade por sofrer influência tanto das condições externas quanto internas. Dessa forma, é imprescindível apreender o conhecimento dessas condições para alicerçar em bases sólidas o trabalho docente. A prática da didática em sala de aula tem uma relação intrínseca com os aspectos econômicosocais e sócio-culturais, por serem, elementos determinantes na estruturação da ação didática. Dessa forma, o processo didático se centraliza na relação ensino e aprendizagem. Pode-se então afirmar que a didática estuda o ensino pelos seguintes componentes: A Os conteúdos escolares e aprendizagem. B O ensino e os conteúdos escolares. C A aprendizagem e os conteúdos escolares. D O ensino e a aprendizagem. QUESTÃO 20 Sobre a importância da disciplina de Didática para a formação docente é correto afirmar que: A É incabível entender o processo de formação docente sem abranger o âmbito da Didática, pois a busca pela qualidade de ensino, propagada pelas políticas públicas, pelos educadores e pela sociedade em geral, é o compromisso que a Didática assumiu desde a sua criação. B O seu objetivo é formar professores com um perfil científico metodológico que atendam às competências necessárias, que implicam, principalmente, em saber planejar, executar e avaliar didaticamente. C A aprendizagem do aluno para ser facilitada, é imprescindível que o professor utilize a Didática, que na definição de Libâneo (2002), é uma disciplina que estuda o processo de ensino no qual os objetivos, os conteúdos, os métodos e as formas de organização da aula se combinam, de modo a criar as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa. D As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas. ESTUDE COM OS MELHORES PROFSSORES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO BRASIL Projeto Professor Efetivo: Agora é Minha Vez SIMULADO 01 – PROJETO Agora é minha vez! Prof. Carlinhos Costa e William Dornela GABARITO A B C D E 1 A B C D E 2 A B C D E 3 A B C D E 4 A B C D E 5 A B C D E 6 A B C D E 7 A B C D E 8 A B C D E 9 A B C D E 10 A B C D E 11 A B C D E 12 A B C D E 13 A B C D E 14 A B C D E 15 A B C D E 16 A B C D E 17 A B C D E 18 A B C D E 19 A B C D E 20 A B C D E ESTUDE COM OS MELHORES PROFSSORES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO BRASIL Projeto Professor Efetivo: Agora é Minha Vez 11

Simulado de Conhecimentos Pedagógicos em pdf com Gabarito

Nenhum comentário:

Postar um comentário