15 QUESTÕES DE CRASE.


Aprenda a Utilizar a Crase de Forma Correta e Desenvolva sua Escrita


Trata-se da união da preposição "a" com o artigo feminino "a" ou com pronomes demonstrativos que também começam com "a", formando uma contração. Ao longo deste artigo, vamos abordar 345 questões de crase que podem ajudar você a compreender melhor esse assunto tão importante para a comunicação escrita.

Exercícios de crase

A crase é uma questão que costuma confundir muitas pessoas, mesmo aquelas que já têm um bom domínio do idioma. A crase consiste na junção da preposição "a" com o artigo definido feminino "a". Essa junção é indicada graficamente pelo acento grave (`), que deve ser colocado sobre a letra "a" que está sendo combinada.

15 Questões Fundamentais sobre a Crase:



1- Usar crase antes de palavras masculinas ou neutras

A crase não deve ser utilizada antes de palavras masculinas ou neutras. Isso ocorre porque a preposição "a" não se funde com o artigo definido masculino "o" nem com os artigos indefinidos masculinos "um" e "uns", nem com palavras neutras.

Exemplo: Eu vou a escola todos os dias. (Errado)

Correção: Eu vou à escola todos os dias.

2- Usar crase antes de horas

A crase deve ser utilizada antes de horas apenas se houver um termo que exija a preposição "a" antes do horário. Alguns exemplos são "chegar", "partir" e "sair".

Exemplo: Ela saiu as 10 horas. (Errado)

Correção: Ela saiu às 10 horas.



Questões de crase

3- Usar crase antes de pronomes pessoais

A crase não deve ser utilizada antes de pronomes pessoais, mesmo que eles sejam femininos. Isso ocorre porque os pronomes pessoais não exigem preposição.

Exemplo: Eu amo a ela. (Errado)

Correção: Eu amo ela.

4- Usar crase antes de verbos que não exigem preposição

A crase não deve ser utilizada antes de verbos que não exigem preposição. Alguns exemplos são "ver", "ouvir", "sentir", "observar" e "notar".

Exemplo: Eu fui a observar o céu. (Errado)

Correção: Eu fui observar o céu.

5- Usar crase antes de verbos que exigem preposição diferente de "a"

A crase não deve ser utilizada antes de verbos que exigem preposição diferente de "a". Alguns exemplos são "ir", que exige a preposição "a", e "chegar", que exige a preposição "em".

Exemplo: Eu cheguei a São Paulo as 9 horas. (Errado)

Correção: Eu cheguei em São Paulo às 9 horas.

6- Usar crase antes de locuções prepositivas

A crase não deve ser utilizada antes de locuções prepositivas, que são combinações de preposições com outras palavras. Alguns exemplos são "à espera de", "às custas de" e "à procura de".

Exemplo: Eu fui a procura de emprego. (Errado)

Correção: Eu fui à procura de emprego.



7- Usar crase antes de palavras que não exigem preposição

A crase não deve ser utilizada antes de palavras que não exigem preposição. Isso ocorre porque a preposição "a" não se funde com palavras que não exigem preposição.

Exemplo: Eu vou a pé até a escola. (Errado)

Correção: Eu vou a pé até a escola.

8- Usar crase antes de nomes próprios femininos

A crase deve ser utilizada antes de nomes próprios femininos somente se houver um artigo definido feminino antes do nome.

Exemplo: Eu vou a França no próximo mês. (Errado)

Correção: Eu vou à França no próximo mês.

9- Usar crase antes de pronomes relativos

A crase não deve ser utilizada antes de pronomes relativos, mesmo que eles se refiram a palavras femininas.

Exemplo: Eu conheci a menina a qual você se referiu. (Errado)

Correção: Eu conheci a menina a quem você se referiu.

Crase exercícios

10- Usar crase antes de expressões de tempo sem artigo

A crase não deve ser utilizada antes de expressões de tempo que não possuem artigo definido.

Exemplo: Eu vou a noite para a praia. (Errado)

Correção: Eu vou à noite para a praia.

11- Usar crase antes de pronomes demonstrativos

A crase deve ser utilizada antes de pronomes demonstrativos femininos que comecem com "a", como "aquela", "aquilo" e "àquela".

Exemplo: Eu me refiro àquela situação.

12- Usar crase com expressões de tratamento

A crase deve ser utilizada antes de expressões de tratamento femininas, como "à senhora", "à dona", "à sra.".

Exemplo: Bom dia, à senhora.

Crase atividades

13- Usar crase com verbos que indicam ida e volta

A crase deve ser utilizada antes de verbos que indicam ida e volta, como "ir" e "voltar". Nesses casos, a crase indica a volta ao local de partida.

Exemplo: Eu vou à padaria e volto à casa.

14- Usar crase com algumas locuções adverbiais

A crase deve ser utilizada antes de algumas locuções adverbiais, como "às vezes", "à toa", "às pressas".

Exemplo: Eu saí à toa, sem nenhum destino.

15- Não usar crase antes de verbos transitivos diretos

A crase não deve ser utilizada antes de verbos transitivos diretos, que não exigem preposição.

Exemplo: Eu amo a música. (Sem crase)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)